PSOL quer investigar operação-abafa da PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

A líder do PSOL na Câmara, Fernanda Melchionna (RS), apresentou nesta terça-feira um pedido de informações destinado ao ministro da Justiça André Mendonça sobre a tentativa da Polícia Federal de “postergar” ou cancelar uma operação contra bolsonaristas suspeitos de apoiarem e organizarem atos antidemocráticos. A PF está subordinada ao Ministério da Justiça.

A manifestação da PF, assinada pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, foi revelada pelo GLOBO na semana passada. No requerimento, a deputada pergunta ao ministro da Justiça, dentre outros pontos, se houve alguma orientação ou pressão do presidente Jair Bolsonaro para barrar a operação, qual a justificativa legal para o “nao cumprimento imediato” dos mandados de busca e apreensão e pede explicações sobre o atraso de aproximadamente quinze dias no cumprimento da operação.

Melchionna questiona ainda “de que forma tal diligência representa um ‘risco desnecessário’ e como ela apresenta um risco à ‘estabilidade das instituições'”, citando termos utilizados no ofício da delegada.

“É fundamental que o Parlamento fiscalize a atuação da PF ao investigar atos de conspiração à democracia, que têm contado com o apoio não apenas de aliados de Bolsonaro, mas do próprio presidente da República. A Polícia Federal é polícia judiciária e, como tal, deve agir em cumprimento de ordem judicial. Admitir-se o contrário é permitir que o governo de plantão tenha sob seu comando uma verdadeira polícia política, cujas ações podem ser direcionadas para perseguir seus adversários e defender seus aliados”, escreveu a deputada Fernanda Melchionna na justificativa do requerimento.

O requerimento foi protocolado junto á primeira-secretaria da Câmara dos Deputados, que o encaminha para o órgão responsável pela resposta — neste caso, o Ministério da Justiça. O prazo para a resposta é de 30 dias.

O Globo