Sara diz que blogueiro amigo é “preso político”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, criticou a prisão do blogueiro Oswaldo Eustáquio, ocorrida nesta sexta-feira (26) dentro do inquérito que apura a organização de atos com pautas antidemocráticas, como o fechamento de instituições e intervenção militar. Em seu perfil no Twitter, Sara escreveu que Eustáquio seria um “preso político”.

Eustáquio foi preso pela Polícia Federal, por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de que seu canal na internet recebe recursos indevidos para estimular os atos. De acordo com fontes da PF, o jornalista estaria em Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai, e havia risco de fuga, apurou a analista da CNN Basília Rodrigues.

“Aos que acharam que as prisões políticas tinham acabado, se enganaram. O jornalista Oswaldo Eustáquio acaba de ser preso. Estamos em estado de exceção, jornalistas e apoiadores do PR [Presidente da República] sendo presos, deputados sendo perseguidos… É a verdadeira caça aos conservadores”, defendeu Winter, em um de uma série de tuítes.

A ativista faz parte desta lista de supostos “presos políticos”. Ela foi detida no dia 15 de junho, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em um desdobramento do inquérito sobre os atos com pautas antidemocráticas. Sara foi liberada na última quarta-feira (24), sob a determinação de usar tornozeleira eletrônica.

CNN Brasil