Supremo quer que Maia e Alcolumbre continuem em 2021

Todos os posts, Últimas notícias

FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Quem conhece bem as relações entre Supremo e Congresso diz que, neste momento, a maioria da Corte sonha em ter Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre no comando da Câmara e do Senado, respectivamente, também a partir de fevereiro de 2021. Por quê? Por entender que ambos têm conduzido as Casas com a moderação, a responsabilidade e a autoridade exigidas pelos tempos atuais. Há também um fator preocupante: ainda não surgiram alternativas “confiáveis” de sucessão à dupla do DEM, principalmente na Câmara, onde o Centrão impera.

É consenso no meio político que o futuro do mandato de Jair Bolsonaro deverá passar pelos presidentes da Câmara e do Senado a partir de 2021.

Seja porque Rodrigo Maia tem dito que não pretende aceitar os pedidos de impeachment contra o presidente, seja porque, mesmo se ele mudar de ideia, é pouco provável que um eventual processo termine ainda este ano.

Uma vez mantido no comando da Câmara em 2021, porém, Maia poderia se sentir mais à vontade, digamos, para conduzir do começo ao fim o impeachment de Bolsonaro, avalia quem conhece bem o atual presidente da Casa.

Rodrigo Maia rechaça a possibilidade de permanecer no cargo.

Dos nomes hoje cotados (e com alguma chance vitória) para ocupar a presidência da Câmara, Baleia Rossi (MDB-SP) é visto como o mais arredio à ideia de passar pano para o presidente caso Bolsonaro continue vivendo perigosamente em sua conturbada relação com a Carta.

Estadão