Trump acusa idoso agredido pela polícia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mike Desmond/WBFO NPR/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta terça-feira (9) que o manifestante de 75 anos ferido pela polícia no estado de Nova York pode ter encenado o episódio, um comentário que o governador local considerou “inaceitável”.

Em um vídeo gravado na quinta(4), dois policiais são vistos empurrando o homem, que cai e bate a cabeça no chão com força. As imagens provocaram uma onda de indignação nos Estados Unidos.

Uma primeira declaração oficial afirmou que o septuagenário, que estava sangrando muito e parecia ter perdido a consciência, “tropeçou e caiu”.

Diante do escândalo causado pelo caso, os dois policiais envolvidos foram suspensos e acusados de agressão pelo procurador de Justiça ustiça local.

O manifestante, Martin Gugino, um ativista conhecido localmente, foi hospitalizado.

“O homem de Buffalo que foi empurrado pela polícia pode ser um agitador do Antifa”, afirmou Trump numa rede social, referindo-se ao movimento de esquerda que ele acusa de ter alimentado a violência nos Estados Unidos desde a morte do afro-americano George Floyd pelas mãos da polícia.

O presidente republicano mencionou mais tarde, de maneira bastante confusa, um relatório da One America News Network, um canal conservador, segundo o qual o manifestante havia tentado interceptar as comunicações policiais.

“Poderia ser uma encenação?”, perguntou.

 

O governador democrata do estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse que Trump “deveria se desculpar” por sua mensagem inaceitável, repreensível e estúpida.

“Que perigoso, irresponsável, mau e cruel!”, declarou Cuomo em uma entrevista coletiva.

“Neste momento de angústia e raiva, o que você está fazendo? Joga mais lenha na fogueira (…) Mostre decência, mostre humanidade. Você é o presidente dos Estados Unidos”, acrescentou.

Folha