Youtubers estão derretendo Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Beto Moraes

Após o youtuber Felipe Neto se consolidar na oposição ao presidente Jair Bolsonaro, outro influenciador digital ganhou relevância no debate político na última semana: o também youtuber Whindersson Nunes. É o que aponta um levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP/FGV). Como mostrou o Sonar, Whindersson, que tem 39 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, passou a se posicionar publicamente contra Bolsonaro em postagens nas redes sociais e entrevistas.

De acordo com a DAPP/FGV, Whindersson Nunes atraiu perfis não alinhados a grupos partidários, mas contrários às políticas atuais de combate à pandemia de Covid-19, assumindo a posição de “líder” deste grupo e dividindo protagonismo antigoverno com Felipe Neto.

O levantamento indica ainda que atuação digital de Whindersson tem a capacidade de atrair novas contas que não costumam interagir em relação a assuntos de política nacional. O youtuber fez um tuíte pedindo uma vacina, usando um palavrão, que teve ampla viralização. A postagem de sátira obteve repercussão direta de perfis distanciados de atores políticos de oposição e da própria rede de influência de Felipe Neto. “São perfis que, caso permaneçam no debate digital, ampliarão o alcance da pauta científica, favorável ao isolamento social e de rejeição às medidas de flexibilização no país”, conclui a DAPP/FGV.

O Globo