Agentes do metrô de SP terão câmeras no uniforme

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Antoine / Agência O Globo

Os agentes de segurança do Metrô de São Paulo vão passar a usar câmeras acopladas ao uniforme. O anúncio foi feito pelo governador João Doria nesta sexta-feira. Os equipamentos serão distribuídos inicialmente a 350 seguranças que atuam em oito estações. A partir de outubro, os 1.200 funcionários do setor estarão treinados para usar o equipamento. A ideia é aumentar a transparência nas ações dos agentes.

Cada dupla de segurança receberá uma câmera que filma ininterruptamente. Para começar a gravar, é preciso que seja acionada pelo funcionário. Depois de acionada, porém, o acervo de gravação é protegido com criptografia e não pode ser acessado pelo agente que a utilizou, para que não haja manipulação das imagens.

O estado de São Paulo decidiu pelo uso de câmeras acopladas ao uniforme de policiais militares depois do aumento de casos de violência policial registrado este ano, principalmente no período de isolamento social pela pandemia do coronavírus. O programa foi batizado de Olho Vivo e os PMs começam a usar o equipamento a partir deste sábado na capital paulista.

No caso dos policiais, eles terão controle para acionar e desligar as câmeras corporais. Até o fim deste ano, 3 mil câmeras estarão sendo usadas por policiais.

As câmeras têm sido usada por outros países, como os Estados Unidos, onde, segundo as autoridades paulistas, houve redução de incidentes com uso da força e de reclamação contra agentes policiais. A tecnologia ajuda ainda padronizar a atuação dos agentes de segurança e produzir provas para uso judicial, quando necessário. Os envolvidos em ocorrências de falsa acusação são protegidos, assim como os cidadãos.

O Globo