Atividade econômica cresce com isolamento quase a zero

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andre Coelho/Getty Images

O termômetro do Banco Central usado para medir como está a atividade econômica no pais, o IBC-Br, indica recuperação em maio após tombo recorde no mês anterior. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, 14, o crescimento foi de 1,31% na comparação com abril, indicando que a reabertura gradual de setores no mês fez com que o ponto mais agudo da queda da atividade provocada pelo novo coronavírus ficasse para trás. Conhecido como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br avalia a evolução da economia com informações sobre o nível de atividade dos setores de indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

De acordo com o BC, essa foi a maior alta do indicador desde junho de 2018 – mês posterior à greve dos caminhoneiros. Naquele mês, a expansão foi de 3,30%. Apesar do resultado positivo registrado em maio, no acumulado de 2020, segundo o BC, há queda significativa na atividade econômica, de 6,08%, apontando para forte recessão neste ano. A expectativa do mercado financeiro, segundo o Boletim Focus, é de queda de 6,10% no PIB deste ano.

A alta da atividade em maio era esperada após indicadores da produção industrial e de vendas no comércio, medidos pelo IBGE, virem positivos. Além desta retomada gradual da economia, a alta se deve a base de comparação deprimida, já que em abril, mês marcado pela escalada de casos e endurecimento das medidas de distanciamento social, o IBC-Br caiu 9,73%, pior resultado da série histórica. Em março, primeiro mês de impacto da Covid-19 na economia, o IBC-Br já havia registrado grande retração, de 6,16% na comparação com fevereiro. Em 12 meses até maio de 2020, os números do BC indicam uma queda de 2,08%.

Divulgado mensalmente, o IBC-Br é considerado um termômetro do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente pelo IBGE. A divulgação oficial do sobre o desenvolvimento da economia no segundo trimestre será divulgada no início de setembro. Por ter formas diferentes de calcular a evolução da economia, nem sempre o IBC-Br e o PIB vêm com resultados semelhantes. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.O IBC-Br usa estimativa das áreas e também dos impostos.

Veja