Aumentam buscas sobre covid19 em Estados com alta da doença

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

As buscas por informações sobre os sintomas da Covid-19 bateram recorde na internet em julho. Segundo o Google Trends, que monitora as tendências em pesquisas na rede, a frequência das perguntas “é sintoma de coronavírus” e “é sintoma de covid” foi quase três vezes maior neste mês do que a registrada em março, pico do interesse pelo coronavírus no país.

A alta nas buscas vem principalmente de estados no Sul e Centro-Oeste, regiões que registram hoje aumento de casos, como Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.

Desafio:Prioridade mundial, vacina precisará ultrapassar também obstáculo da logística

Os sintomas mais buscados pelos internautas foram “coriza”, “rouquidão”, “dor de cabeça” e “diarreia”, de acordo com dados do Google Trends. Os brasileiros também procuraram saber no buscador “como diferenciar gripe de coronavírus”. A pergunta teve aumento repentino de pesquisas neste mês.

Outras questões que tiveram crescimento de interesse foram “como é feito o teste rápido por coronavírus?”, “como saber se estou com coronavírus”, “como pega coronavírus?” e “como tomar ivermectina?”.

Pesquisa:Uso de máscaras pode diminuir dose viral e sintomas da Covid-19, diz estudo

Por outro lado, o monitoramento das tendências mostrou que as pesquisas por “casos coronavírus” em julho são quase um décimo do registrado em março. Entre os dois períodos, a frequência de buscas pelo termo caiu 88%.

Tendência parecida foi registrada com as buscas por mortes. Embora os números de óbitos sigam expressivos no país, o interesse de busca por “mortes coronavírus” teve queda de 61% em julho em relação a março.

O Globo