Avanço da pandemia na Europa assusta OMS

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Uol

A representação europeia da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou hoje estar “preocupada” com o ressurgimento da covid-19 em alguns países da Europa e pediu que suspendam as restrições “com cuidado” ou até que as restabelecessem, se for necessário.

Questionada pela AFP sobre a situação no continente, a OMS Europa não mencionou explicitamente os países que levantam preocupações, mas se referiu à sua tabela de vigilância online.

Com 335 novos casos por 100 mil habitantes, o Quirguistão é, em relação à sua população, o primeiro país afetado na vasta área da OMS Europa, com uma tendência fortemente crescente, de acordo com a classificação de novos casos nos últimos 14 dias do países da região.

Entre os países que acumulam um número significativo de novos casos, incluindo um aumento, estão Israel (256 novos casos/100 mil habitantes), Montenegro (207) Luxemburgo (196), Bósnia (98), Sérvia (71), Romênia (52) e Bulgária (46).

Por outro lado, a tendência é de queda na Armênia (197 casos por 100 mil habitantes), Cazaquistão (128), Moldávia (82), Rússia (60) ou Suécia (46).

A Europa excedeu os 3 milhões de casos ontem, segundo a contagem da AFP, com um saldo de mais de 206 mil mortes no continente.

Na Bélgica, uma menina de três anos morreu devido ao coronavírus, anunciaram as autoridades nesta sexta-feira.

Segundo dados da OMS Europa, em geral, o número de novos casos permanece estável na sua região, cerca de 20 mil por dia. Um nível que é observado desde aproximadamente 20 de maio e que é duas vezes menor do que os picos registrados no início de abril.

Uol