Bolsonaro afirma que no Brasil não falta atendimento médico

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP / EVARISTO SA

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (23/7) a apoiadores que não há como evitar as mortes por covid-19 e que no país não houve óbitos por ausência de atendimento médico. “No Brasil, ninguém morreu, pelo que eu tenho conhecimento, por falta de atendimento médico”, afirmou. Bolsonaro, então, pontuou que “todos os recursos, o governo repassou aos estados e municípios” no combate à pandemia.

A conversa se deu no Palácio da Alvorada, quando o chefe do Executivo, que está em isolamento desde o dia 7 de julho com covid-19, saiu para caminhar em uma área externa. Depois que o presidente criticou a Argentina, um apoiador citou o fato de o país ter atingido o recorde de óbitos pelo segundo dia consecutivo na última quarta-feira (22) e contabiliza mais de 2,5 mil mortes.

“Isso não tem nada a ver. A questão da pandemia, não tem como, não existe como evitar, a não ser que você for ficar isolado num canto aí. Fora isso, quem está vivendo em sociedade, mais cedo ou mais tarde, vai pegar [covid-19]. Não tem como evitar morte no tocante a isso”, disse.

As afirmações do presidente que minimizam o novo coronavírus se repetem ao longo dos últimos meses. Desde o início, ele fala que não há como evitar as mortes e que todos irão, eventualmente, se contaminar. Em junho deste ano, o presidente disse que no seu conhecimento, “ninguém faleceu por falta de UTI ou respirador” no Brasil. Em abril, ao ser questionado sobre mortes pela doença, afirmou: “Não sou coveiro”.

Correio Braziliense