Bolsonaro ataca TSE em privado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro está numa fase “paz e amor” com o Judiciário, mas nos bastidores ele e sua equipe reclamaram da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que autorizou a reabertura de investigações contra a chapa presidencial Bolsonaro-Mourão em 2018.

Assessores do presidente classificam a decisão do tribunal de algo “forçado” e “sem sentido”, apenas para manter Bolsonaro “pressionado” por julgamento de duas ações que, na avaliação do governo, devem ser rejeitadas porque tratam de caso que não teria influenciado no resultado da eleição.

Nesta terça-feira (30), o TSE, por quatro votos a três, autorizou a possibilidade de reabertura do prazo para apresentação de novas provas em duas ações apresentadas contra a chapa, por invasão de um site crítico da candidatura do atual presidente da República.

O desempate foi do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que afirmou considerar “gravíssimo” o fato de ser feita uma invasão a um site na internet para desvirtuar mensagens durante a campanha presidencial. A equipe do presidente nega qualquer participação no episódio.

Bolsonaro, mesmo reclamando da decisão do TSE, continua confiante que o destino das ações será a rejeição. No tribunal, a maior preocupação de aliados do presidente recai sobre a ação que investiga o impulsionamento ilegal de mensagens a favor da candidatura do presidente em 2018.

Nesse caso, inclusive, há uma possibilidade de compartilhamento de dados do inquérito que investiga o financiamento de atos antidemocráticos no país, no qual foi pedida a quebra do sigilo bancário de empresários, com as ações em tramitação no TSE.

A quebra do sigilo bancário inclui período da campanha eleitoral de 2018, solicitada exatamente para checar se esses empresários estariam financiando alguma operação irregular durante a eleição.

G1