Bolsonaro já empregou 254 militares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafael Carvalho

Cerca de 254 militares já trabalharam em alguma pasta do governo federal até agora. A informação foi divulgada hoje pela agência de dados Fiquem Sabendo, especializada na Lei de Acesso à Informação.

A lista de militares em cargos comissionados em ministérios subordinados ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) analisou dados de 2019 e 2020 — alguns são temporários e já não estão mais no governo.

Em primeiro lugar, vem o ministério da Defesa, com 56. Em seguida, o ministério da Justiça e Segurança Pública, com 42 nomes.

O ministério da Casa Civil, que tem ligação direta com o presidente, empregou já 30 militares; a pasta da Ciência e Tecnologia contou já com 22, seguido da Secretária-Geral da Presidência da República, com 20.

Já o ministério da Saúde — atualmente sob comando do general Eduardo Pazuello — apresentou 14 cargos comissionados para militares.

Seguindo a lista da agência, ainda tem o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a pasta de Meio Ambiente com 13 cada uma, além de Minas e Energia com 11 e o ministério de Comunicações com 10.

Com menos de uma dezena, somente o ministério da Cidadania, com 7 militares; da Educação, da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Regional com 3 cada; das Relações Exteriores e da Economia com 2; e a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), a pasta de Infraestrutura e o da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com 1 militar.

Os únicos órgãos do governo sem a presença de militares até agora, segundo a agência Fiquem Sabendo, foram o Banco Central e o ministério do Turismo.

Uol