Bolsonaro pós covid19 será paz e amor ou pitbull?

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR/Divulgação/ND

Com o declarado teste negativo de Covid-19 em mãos, o presidente Jair Bolsonaro está pronto para voltar à ativa. Qual presidente ressurgirá do Alvorada? O que se acautelou nas últimas semanas após o caso Queiroz voltar à tona e lhe trazer dissabores? Ou aquele que vai à praça pública confraternizar com quem defende o fechamento do Congresso, do Supremo Tribunal Federal, mesmo dizendo depois que não foi nada disso? Será o Bolsonaro a inflamar suas redes sociais com ataques a granel? Ou o que apenas se apresenta como garoto propaganda da substância cuja eficácia não está provada para combater o coronavírus?

O cenário político, aparentemente controlado, indica que Bolsonaro pode continuar no papel do presidente comedido, preservando instituições da República. Seguirá, no entanto, no dilema de ver como reagem seus seguidores mais fiéis. Sofrerão de abstinência pela falta de pregações inflamadas e vão se esquecendo do político que elegeram? Ou entenderão que é melhor parcimônia para que o escolhido permaneça onde está, com alguma chance de por lá ficar depois de 2022?

Os governistas já devem ter feito a si mesmos tais perguntas. A resposta momentânea estará no gesto de um presidente retomando viagens, percorrendo o país para tentar manter viva a imagem de que está trabalhando mais pelo Brasil do que por Brasília, mesmo que entregue cargos e verbas públicas a aliados que condenava na campanha. Quando agosto vier, estará à espera de como o STF vai tratar o assunto do banimento de contas nas redes sociais que apoiavam o governo. A decisão esperada, ao que se sabe, não parece favorável ao presidente. Se esse prognóstico persistir, veremos se Bolsonaro continuará contido.

O Globo