China acusa EUA de sabotar suas relações com Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jussara Soares/Estadão

Em meio ao que especialistas estão chamando de nova “guerra fria”, o porta-voz da embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, alerta para uma “politização”, promovida pelos EUA, de temas comerciais entre chineses e brasileiros. “Estão querendo introduzir ideologia em qualquer projeto de cooperação entre China e Brasil”, disse à Coluna. Como pano de fundo, está a participação da Huawei no leilão do 5G (os EUA tentam, a todo custo, evitá-la). Yuhui diz ainda que os americanos fazem, inclusive no Brasil, “ataques muito violentos” à China.

“Essa é uma tendência muito perigosa, pode prejudicar o bom andamento das relações entre a China e o Brasil”, afirmou o diplomata Qu Yuhui.

O embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chappman, disse em entrevista ao jornal O Globo que a participação da Huawei no leilão do 5G pode trazer “consequências” ao País.

Yuhui chamou a declaração de “ameaça”. Segundo ele, a China não fará pressão, mas ressaltou que o leilão será um “importante parâmetro”.

“Para nós, é importante que uma empresa chinesa possa concorrer em qualquer mercado do mundo, em condições não discriminatórias, num ambiente aberto e transparente”, afirmou.

Estadão