China lidera corrida pela vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Folha De S. Paulo

No título da agência de notícias canadense Reuters, por New York Times e outros, “Em velocidade de guerra, China lidera corrida para vacina de Covid-19”.

Abrindo o texto, “A China está na dianteira” e vai ter uma segunda vacina entre as três que chegaram ao “estágio final de testes”. Pela China, Sinopharm e Sinovac. Do outro lado, a britânica AstraZeneca.

O site americano Politico (com a ilustração no alto) alerta que é uma “corrida perigosa”, relatando como “excessos de orgulho nacional e na busca de ascensão individual ameaçam se sobrepor ao bem comum”.

ARGENTINA & CHINA
El Economista e outros noticiam a conferência entre o chanceler argentino e o ministro chinês do Comércio, sobre os próximos passos dos “sócios estratégicos integrais”, no dizer do primeiro. Trataram de “cooperação em tecnologia, agricultura, infraestrutura e finanças”, inclusive investimento conjunto na produção de carne.

Buenos Aires defendeu comércio livre e deu seu “apoio a uma Organização Mundial do Comércio que recupere sua força”.

Na manchete digital da Foreign Affairs (acima), maior referência em política externa dos EUA, “Bolsonaro fez do Brasil um pária pandêmico”. Reportando do Piauí com elogios aos governos estaduais e ao SUS (Sistema Único de Saúde), pergunta:

“Os líderes locais podem restaurar a reputação do país de liderança em saúde?”

Folha De S. Paulo