Convocação para ato pró Bolsonaro tem baixa adesão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

Marcado para o próximo fim de semana, o ato em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro, marcado para acontecer em Brasília, não teve adesão significativa no Twitter até esta quinta-feira, a poucos dias de sua realização. Na plataforma, onde apoiadores bolsonaristas compõem parcela significativa dos usuários ativos no Brasil, a hashtag #Dia19EuVou foi mencionada 54 mil vezes por uma média de 18,7 mil usuários únicos. De acordo com a consultoria Bites, responsável pelo levantamento, o número é pouco significativo diante da base de mais de 6 milhões de seguidores arregimentados por Bolsonaro.

Os dados indicam ainda que as mensagens com maior repercussão sobre o protesto partiram de deputados bolsonaristas filiados ao PSL, como Carla Zambelli (SP), Carlos Jordy e Major Fabiana, ambos do Rio de Janeiro, e Cabo Junio Amaral (MG). As hashtags mais associadas ao tema são #Parler (em referência à nova rede social aderida pelo presidente e os filhos, cuja promessa é de liberdade plena para a publicação de conteúdos); #FechadoComBolsonaroAté2026; #BolsonaroReeleito e #BolsonaroOrgulhoDoBrasil.

Entre os termos mais associados ao presidente no Twitter, durante a última semana, o que faz menção direta à manifestação ocupa o terceiro lugar. O mais comentado deles é #Bolsonaro2022, seguido de #ForaBolsonaro. Ao todo, houve mais de 2 milhões de menções ao ocupante do Palácio do Planalto em sete dias.

Atos favoráveis e contrários a Bolsonaro têm ficado mais frequentes e agitado a vida política do Brasil desde março, a partir do agravamento da crise da Covid-19. O próprio presidente chegou a participar de alguns deles, na capital federal, violando protocolos de distanciamento social necessários para combater a doença. Desde a semana passada, no entanto, ele anunciou que está infectado e, por isso, vem cumprindo quarentena em sua residência oficial.

O Globo