Diretor do FBI diz que China é “ameaça”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Olivier Douliery / AFP

Em meio à nova guerra fria entre Estados Unidos e China, o diretor do FBI, Christopher Wray, disse na terça-feira que supostas ações de espionagem e roubo promovidas pelo governo chinês são as “maiores ameaças” para o futuro dos Estados Unidos. A declaração foi dada durante um discurso no Instituto Hudson, um centro de estudos conservador em Washington.

— A China está envolvida em um esforço nacional para se tornar a única superpotência no mundo utilizando qualquer meio necessário — acusou o diretor do FBI, que acrescentou que o país estaria realizando trabalhos para atrapalhar as pesquisas americanas contra a Covid-19.

Wray alegou que a China utiliza métodos de espionagem, além de praticar roubo cibernético e chantagem, entre outros meios, para se tornar mais poderosa do que os EUA. De acordo com ele, o presidente chinês, Xi Jinping, criou um programa chamado Fox Hunt (caça à raposa), cujo objetivo seria ameaçar chineses que vivem no exterior, pressionando-os a voltar para a China, em uma tentativa de silenciar possíveis críticas políticas e relacionadas a questões de direitos humanos.

Pequim já defendeu este programa no passado, mas como parte de um esforço no combate à corrupção.

As famílias das pessoas que se negam a voltar para a China são ameaçadas e alguns de seus integrantes já foram presos, segundo Wray.

— Centenas dessa vítimas da Fox Hunt vivem aqui nos Estados Unidos. Muitas são cidadãs americanas ou têm o green card — afirmou o chefe do FBI. — O governo chinês quer forçá-las a voltar à China, e as táticas do país para conseguir isso são chocantes.

Pequim negou a acusação de que utiliza espionagem cibernética contra os EUA. Zhao Lijan, porta-voz do Ministério do Exterior chinês, também refutou as declarações do diretor do FBI:

— As afirmações de Wray ignoram fatores básicos, são repletas de mentiras políticas e revelam completamente seu pensamento profundamente enraizado na Guerra Fria e em preconceitos ideológicos.

Wray ainda descreveu um caso em que o governo chinês teria enviado uma pessoa para visitar a família de um “alvo” que não havia sido localizado. O suposto emissário teria deixado uma mensagem dizendo que o “alvo” tinha duas opções: retornar à China ou se matar, segundo o diretor do FBI.

— Quero aproveitar esta oportunidade para alertar que, se você acredita que é um alvo do governo chinês, que você é uma potencial vítima do Fox Hunt, entre em contato com o FBI — disse.

Além disso, Wray acrescentou que quase metade dos 5 mil casos ativos de contraespionagem do FBI em andamento está relacionada à China.

— Chegamos a um ponto em que o FBI está iniciando um novo caso de contraespionagem relacionado à China a cada 10 horas — afirmou Wray. — A China está envolvida em um esforço para se tornar a única superpotência do mundo usando todos os métodos necessários.

Os Estados Unidos e a China travam uma disputa econômica e geopolíitica que começou na áree comercial, mas hoje tem a tecnologia como ponto central. A disputa se acentuou na pandemia, com o presidente Donald Trump culpando a China pela disseminação da Covid-19, enquanto os EUA batem o recorde de casos e mortes.

O Globo