Flávio Bolsonaro dá sinal de apoio a Crivella

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Diante da pandemia de Covid-19 como pano de fundo, uma transmissão ao vivo promovida nesta segunda-feira por meio das redes sociais do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) representou o primeiro aceno público do apoio da família do presidente Jair Bolsonaro ao pré-candidato à reeleição una disputa municipal de novembro no Rio. A iniciativa, que teve participação do senador Flávio Bolsonaro, durou pouco mais de uma hora e foi marcada por trocas efusivas de elogios e diálogos formatados para exaltar os feitos de ambos os aliados.

Ainda que o presidente venha afirmando que não vai “subir no palanque” (mesmo os virtuais) de candidatos a prefeito, Crivella conta com o apoio do clã Bolsonaro — e, se possível, se sua militância virtual que fez diferença em 2018. Em março, o prefeito deu o primeiro passo, ao articular a filiação de Flávio e do vereador Carlos Bolsonaro ao Republicanos. Além de dividirem a legenda, senador e prefeito estão estreitando laços políticos ao passo em que o parlamentar se diz “honrado” em agir como interlocutor entre os palácios da Cidade, sede da administração carioca, e do Planalto.

Se os Bolsonaro costumam ser um sucesso nas redes, a conversa de ontem não teve grande audiência. No Facebook, para cerca de 1,5 mil espectadores simultâneos, Crivella e Flávio não falaram sobre as eleições previstas para novembro. Sem mencionar o pleito, no entanto, listaram as próprias ações em prol da Saúde do Rio em meio à crise do coronavírus. Abriram espaço para perguntas mediadas por uma assessora, sem alusões a episódios relevantes, como a investigação sobre o esquema de “rachadinha” no antigo gabinete do parlamentar. E, repetidas vezes, levantaram a bola para que o outro pudesse cortar.

— O alinhamento é fundamental. Eu gostaria que ele existisse de forma geral: União, estados, prefeituras. Com o prefeito Crivella, há um bom diálogo e entendimento. É uma pessoa experimentada na política — afirmou Flávio, que enalteceu a maneira como o aliado se posicionou diante da Covid-19.

Crivella adotou o mesmo tom ao elogiar a atuação de Flávio no Legislativo na viabilização de obras municipais, incluindo o asfaltamento da Avenida Brasil e a reforma do Sambódromo, patrocinada pelo governo federal.

— Flávio está trabalhando muito, honrando nosso voto — disse.

O auge da demonstração de apoio por parte de Flávio ocorreu em um trecho da conversa sobre o projeto do governo federal para criar colégios cívico-militares no país.

— E quando é que a gente vai inaugurar uma escola cívico-militar aí, meu prefeito? — disse o senador, ouvindo como resposta que a principal pendência é a agenda do pai, infectado pela Covid-19.

O Globo