Líder governista perde apoio até de deputados bolsonaristas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William | Agência O Globo

O líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), perdeu apoio até mesmo de seus colegas bolsonaristas após a votação da PEC do novo Fundeb, que aconteceu nesta semana. O deputado já vem sendo alvo de pressão da ala militar e do Centrão para deixar o posto.

Parlamentares do PSL que integram a base do governo Bolsonaro acusam Vitor Hugo de ter fechado umacordo com o Centrão e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para aprovar a PEC sem ouvi-los.

Sete deputados bolsonaristas votaram contra a PEC do novo Fundeb: Bia Kicis (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), Filpe Barros (PSL-PR), Cabo Junio Amaral (PSL-MG), Luiz Philippe (PSL-RJ), Marcio Labre (PSL-RJ) e Paulo Martins (PSC-PR).

No dia seguinte à votação, a deputada Bia Kicis perdeu o cargo de vice-líder do governo no Congresso por ordem do Palácio do Planalto, que tinha orientado os parlamentares a votar a favor da medida. O voto de Bia foi considerado uma “indisciplina” por Bolsonaro.

Um dos bolsonaristas que votou contra a PEC afirmou a articulação de Vitor Hugo no Fundeb “foi seu último suspiro” como líder. A avaliação do grupo é que essa votação escancarou a inaptidão do deputado.

Vitor Hugo será substituído por um deputado do Centrão, o favorito é Ricardo Barros (PP-PR). Ele deve ser realocado no comndo de alguma comissão na Câmara.

O Globo