Maia dá demonstração de força com aprovação do Fundeb

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 9.jul.2019

A votação da PEC do novo Fundeb na Câmara demonstra que, apesar do esforço do governo em isolá-lo, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é quem detém o controle da pauta de votações da Casa e, quando há divisão interna, ele faz valer a máxima de que é o dono da bola. No afã de se aproximar de Bolsonaro, líderes do centrão vêm conquistando a antipatia de Maia e isso tem um preço. Eles tentaram adiar a votação do Fundeb, mas Maia não arredou o pé, o que terminou em derrota para o governo.

A votação lembrou que não será fácil ao centrão entregar vitórias a Bolsonaro no Congresso, fora da agenda econômica. Em temas de interesse de Paulo Guedes (Economia), a avaliação é a de que o governo paga por apoio sem necessidade, dado o perfil pró-reforma dos atuais deputados. Já em outras pautas, como foi no Fundeb, a discussão será caso a caso.

Outro episódio recente em que o presidente da Câmara agiu em desacordo com o centrão foi na votação do adiamento da data da eleição municipal deste ano. Alinhado a Davi Alcolumbre (DEM-AP), Maia empurrou a discussão na Casa para um desfecho a ser favor.

Folha De S. Paulo