Maia põe em pauta “modernização do SUS”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Após a aprovação na Câmara do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), discute com deputados federais e empresários um projeto de lei que visa à modernização do SUS. Agora, Maia quer focar nas pautas de saúde e meio ambiente.

A ideia da proposta sobre o SUS surgiu após conversas de Rodrigo Maia com empresários como Luiza Trajano, do Magazine Luiza.

O grupo de trabalho que discutirá o projeto será coordenado pela deputada federal Margareth Coelho (PP-PI), que fará as primeiras reuniões sobre o tema neste final de semana. Ao blog, a deputada confirmou que a pauta vem da iniciativa privada e que Maia a designou para fazer a interlocução com os movimentos sociais. “Assim, a gente levará a pauta para dentro da Casa”.

A deputada disse que, durante a pandemia, ficou comprovado que, se não houvesse o SUS, seria o caos. O objetivo, segundo ela, é evoluir e aprimorar o serviço do sistema, trazendo, por exemplo, novos aportes.

“Este tema é prioridade. Principalmente agora, durante a pandemia, que ficou comprovado que, se não tivéssemos o SUS, teríamos o caos. É o SUS que dá conta de todo atendimento. O SUS está funcionando maravilhosamente bem, mas pode ter um melhor custo e beneficio, na qualidade do gasto e da despesa. O intuito é esse: trazer novos aportes e modernizar o SUS. É evoluir a partir de onde ele está”.

G1