Moro diz que o governo que elegeu enfraquece a Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Sergio Moro afirmou que “há um enfraquecimento do Ministério Público durante o governo Bolsonaro”. O ex-ministro falou à coluna sobre o projeto preparado pelo governo federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que tira poder do Ministério Público Federal (MPF) nos acordos de leniência, revelado por “O GLOBO”.

– O Ministério Público é fiscal da lei e tem garantias institucionais maiores para atuação independente do que a Advocacia-Geral da União (AGU) ou a Controladoria-Geral da União (GCU), sendo oportuna atuação conjunta de todos no acordos de leniência. Há um enfraquecimento do Ministério Público durante o governo Bolsonaro – disse Moro.

Nesta sexta-feira (31), “O Globo” informou que o governo federal e o presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, finalizam uma proposta para regulamentar a negociação de acordos de leniência, uma espécie de delação premiada de empresas. A minuta do projeto retira o Ministério Público Federal das negociações e concentra poderes na AGU e CGU, órgãos subordinados ao presidente Jair Bolsonaro.

O Globo