Ninguém se interessa por rede social adotada por Bolsonaros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Parler, rede social americana e conservadora na qual o presidente Jair Bolsonaro e os filhos ingressaram esta semana, é menos popular do que pode parecer. É o que indica um relatório sobre a plataforma elaborado pela consultoria Bites. No Brasil, segundo a análise, somente 1,5 mil celulares fizeram download do aplicativo até as 20h30m de sexta-feira.

As informações, que foram coletadas junto às lojas online Google Play e Apple Store, mostram ainda que residentes nos Estados Unidos já fizeram download do Parler cerca de 300 mil vezes, enquanto o WhatsApp, no mesmo período, foi baixado 15 milhões de vezes.

No país do hemisfério norte, o presidente Donald Trump é o usuário mais famoso da rede, cuja promessa é reunir usuários posicionados à direita do espectro político e promover uma moderação sem censura. Esse último atributo é compreendido pelo público-alvo como uma oposição ao Twitter, Facebook e Instagram, cada vez mais cobrados por medidas que interrompam cadeias de ódio e desinformação.

No Parler, a conta administrada pela equipe de Trump (chamada “Team Trump”) tem mais de 900 mil seguidores. Jair Bolsonaro soma 110 mil usuários em sua rede, seguido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), com 87 mil. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem 69 mil, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem 62 mil.

O relatório da Bites também considerou a audiência do Parler na internet. No mundo, o site foi acessado 217 mil vezes em dezembro do ano passado. Em maio deste ano, o número cresceu 160% e chegou a 565 mil acessos, mas ainda é pequeno, segundo a consultoria,diante da expectativa criada por aliados de Bolsonaro e Trump.

O Globo