Novo ministro do MEC manterá indicações “ideológicas”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Lattes CNPq

Secretários e assessores especiais do Ministério da Educação, ligados a integrantes da ala ideológica do governo, receberam, no fim de semana, sinalizações de que deverão ser mantidos em seus cargos pelo novo titular da pasta, Milton Ribeiro.

Entre esses nomes, estão o do secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim; da secretária nacional de Educação Básica, Ilona Becskeházy; e de Sérgio Sant’ana, assessor especial da pasta. Os três chegaram a ser cotados para o cargo de ministro.

Ribeiro também sinalizou que deverá manter os nomes indicados por partidos do centrão para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre eles, o presidente do órgão, Marcelo Lopes da Ponte, indicado pelo Progressistas.

Nomeado na sexta-feira (10) pelo presidente Jair Bolsonaro, Ribeiro foi indicado para o cargo pelos ministros do núcleo jurídico do governo, entre eles, os titulares da Justiça, André Mendonça, e da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira.

No fim de semana, o novo ministro da Educação falou por telefone com alguns secretários da pasta. Avisou que estava organizando sua vida pessoal para poder se mudar para Brasília. A expectativa é de que ele comece a dar expediente na capital federal nesta terça-feira (14).

Ribeiro decidiu evitar entrevistas até sua posse, em respeito a Bolsonaro, que está em isolamento social se recuperando da infecção pelo novo coronavírus. Justamente em razão do afastamento do presidente, a posse do novo ministro ainda não tem data marcada.

CNN Brasil