Presidente do Senado pede “respeito” a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP) divulgou comunicado nesta quarta-feira (8) em que qualifica como lamentável artigo do colunista da Folha Hélio Schwartsman.

O texto “Por que torço para que Bolsonaro morra” foi publicado pela Folha na terça-feira (7) após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que contraiu o novo coronavírus.

Em editorial publicado também na terça, o jornal disse que “esta Folha torce pela pronta recuperação de Jair Bolsonaro”.

Ministros do governo manifestaram críticas ao artigo na mesma noite em que foi publicado.

Na manhã desta quarta, Alcolumbre divulgou nota em que começa desejando que a saúde de Bolsonaro seja prontamente restabelecida, e, então, critica o artigo.

“Registro minha indignação, como homem público e cidadão, com o lamentável artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, assinado pelo jornalista Hélio Schwartsman, intitulado: ‘Por que torço para que Bolsonaro morra'”, diz Alcolumbre.

“Sou judeu e carrego comigo a dor da intolerância religiosa e sempre busco me posicionar de maneira firme no combate a toda e qualquer discriminação e, principalmente, contra atitudes raivosas, cheias de ódio e desprovidas de humanidade. O respeito à vida deve vir acima de qualquer questão, seja ela política, ideológica ou de qualquer ordem”, segue Alcolumbre.

O presidente do Congresso diz que o Brasil já perdeu muitas vidas, o que provocou muito sofrimento, pois são perdas irreparáveis.

“Logo, em um momento de tamanho sofrimento, precisamos mais do que nunca combater o ódio e direcionar nossos pensamentos e ações para o que temos de melhor como brasileiros que somos: a empatia e a solidariedade.”

Alcolumbre afirma que “ainda que haja discordâncias, faculdade admissível nos regimes democráticos, precisamos caminhar de mãos dadas com o respeito às instituições e às autoridades constituídas. Não há ‘consequencialismo’ que deseje a morte de alguém como saída política para uma pandemia sanitária”.

O senador conclui afirmando que deve-se torcer por apenas um extermínio, o do vírus. “Somente o fim do coronavírus pode impedir que o Brasil chore tantas perdas e a tragédia de tantas mortes”, encerra Alcolumbre.

Na terça-feira, o ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou ter requisitado a abertura de um inquérito pela Polícia Federal, com base na Lei de Segurança Nacional, para investigar o artigo do colunista da Folha.

Em nota, a Folha disse que “o colunista emitiu uma opinião; pode-se criticá-la, mas não investigá-la”.

Folha