PSB vai discutir internamente fusão com PC do B

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

Depois de o GLOBO revelar que o governador do Maranhão, Flávio Dino, articula uma fusão entre PCdoB e PSB para depois das eleições municipais, o presidente nacional da legenda socialista,Carlos Siqueira, disse que discussões sobre fusões partidárias futuras não devem ocorrer nos jornais.

— Não vou discutir fusão de partidos pelos jornais. Essa é a forma segura de a fusão não dar certo. Se acontecer essa fusão, ela deverá ser primeiro discutida internamente, o que não está acontecendo agora, antes de se tornar pública.

Siqueira afirma que passou o dia recebendo ligações de parlamentares do PSB incomodados com a notícia sobre a possibilidade de fusão.

Na verdade, o que o governador do Maranhão realmente deseja é uma fusão das duas siglas, de olho na eleição presidencial de 2022. Ele quer ser candidato ao Palácio do Planalto, embora negue publicamente o sonho. Com a fusão, seria possível tocar um fundo eleitoral de mais de R$ 145 milhões, valor superior ao que é recebido por PSDB, DEM e PP.

A interlocutores, Dino chama o projeto de “MDB da esquerda”, pois acredita que poderá trazer para o novo partido vários nomes insatisfeitos com os rumos das suas próprias legendas. Um dos exemplos é o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

Dino avalia que a esquerda poderá perder em todas as capitais brasileiras em novembro, diante dos pré-candidatos escolhidos até o momento — PSB e PDT comandam, somados, cinco capitais, enquanto PT e PCdoB não estão à frente de nenhuma. Esse grande fracasso, como lamenta a interlocutores, poderá catalisar a criação de um novo partido e, talvez, ensaie uma união maior do campo. O governador do Maranhão vem tentando mostrar isso a Lula em conversas periódicas por telefone, justamente por acreditar não ser possível vencer Bolsonaro abdicando do lulismo. Por ora, contudo, o PT não abre mão de jeito nenhum de ter candidato próprio em 2022.

O Globo