Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusam Rússia de roubo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Allan Carvalho/Getty Images

O Centro Nacional de Cibersegurança da Grã-Bretanha anunciou que a Rússia está tentando roubar informações de pesquisadores que tentam desenvolver a vacina contra a Covid-19. O comunicado foi feito em conjunto com autoridades dos Estados Unidos e Canadá.

Os três países alegaram, nesta quinta-feira, 16, que o grupo de hackers APT29, também conhecido como Cozy Bear, tem atacado instituições de pesquisa acadêmica e farmacêutica envolvidas no desenvolvimento da vacina contra o coronavírus.

Os ataques persistentes e contínuos são vistos pelas autoridades de inteligência como um esforço para roubar propriedade intelectual, em vez de interromper a pesquisa.

Essa não é a primeira vez que ataque de hackers às pesquisas de vacina são denunciados. As autoridades dos EUA fizeram acusações semelhantes contra a China há meses. O diretor do FBI, Chris Wray, disse na semana passada: “Neste exato momento, a China está trabalhando para comprometer as organizações americanas de assistência médica, empresas farmacêuticas e instituições acadêmicas que conduzem pesquisas essenciais sobre a Covid-19”.

Veja