Senado lança canal de checagem contra fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado decidiu aderir aos projetos de checagem de informações e lançou um canal em seu site para tentar combater fake news. O foco do “Senado Verifica” são notícias espalhadas nas redes sociais e por mensagens via celular sobre projetos, sessões e administração da Casa.

A iniciativa ocorre em meio ao aumento de reclamações de senadores de supostas informações falsas sobre o Congresso na internet. A proposta é que a Secretaria de Comunicação Social do Senado e a Ouvidoria chequem informações encaminhadas por cidadãos no site do Senado e respondam se elas procedem ou não.

“Quem nunca recebeu mensagem nas redes sociais dizendo que o Congresso estava sendo invadido por pessoas contrárias à votação de um projeto? Ou que os senadores iriam começar a votar uma nova lei com conteúdo discutível? Ou que uma proposta previa a criação de uma Bolsa Prostituta?”, questiona o texto do Senado ao anunciar o espaço de checagem.

Em um formulário no site, o cidadão, que deve se identificar, pode descrever a informação à qual teve acesso e/ou encaminhar uma imagem dela e link e perguntar se ela é falsa ou não.

O Senado diz que responderá em 30 dias. “Serão checadas informações e conteúdos relacionados a proposições, atividades legislativas e administração da Casa. O material checado pela Secretaria de Comunicação do Senado receberá três classificações: Fake, Fato e Impreciso”, diz a Casa.

As checagens serão publicadas no site do Senado.

O Globo