SP muda secretário de Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, deixou o cargo nesta terça-feira (21) e será substituído pelo infectologista Jean Gorinchteyn, do hospital Emilio Ribas.

De acordo com o governo do estado o motivo é que Germann está com problemas de saúde, no coração. Há três semanas ele já não participava das coletivas.

“A troca acontece neste momento por necessidade de saúde. O doutor, ao longo de um período de 19 meses, cumpriu brilhantemente seu trabalho à frente da secretaria. Deixa esta função e assume amanhã a função de assessor especial do governo para assuntos de saúde pública, dando expediente no Palácio e na secretaria. Quero deixar claro que não houve razão de ordem administrativa, exceto de saúde”, reforçou o governador João Doria (PSDB) em coletiva.

O governador ainda citou uma longa lista de ações implementadas por Germann enquanto secretário da saúde de sua gestão, como o Corujão da Saúde, que, segundo ele, zerou a fila de exames em todo o estado, a implementação do aplicativo Remédio Agora, que permite a retirada de medicamentos sob agendamento, o serviço de telemedicina, antes da pandemia do coronavírus, e a retomada de obras paradas, como do novo hospital Pérola Byington.

Doria destacou ainda a contribuição de Germann no combate à pandemia. “Sob seu comando, o número de UTIs do SUS mais do que dobrou. Fato inédito, recorde no Brasil. Saiu de 3.600 para 8.056 leitos de UTI em São Paulo. São mais unidades do que toda a Itália ou Espanha”, afirmou, acrescentando a implantação dos hospitais de campanha e da atuação no interior do estado.

José Henrique Germann participou da coletiva, em que explicou sua saída e realizou uma despedida emocionada. Ele disse ter dado entrada na madrugada do dia 3 de julho no Hospital Albert Einstein, onde foi submetido a uma bateria de exames, que incluíram um cateterismo. A recomendação médica foi de redução das funções executivas.

“Trabalhar sob a liderança de Doria foi inspirador, especialmente neste momento de gravidade, tanto para a população, que sofre, quanto para os profissionais, que sucumbem e a quem dedico meu respeito e gratidão. Desta experiencia saio melhor e maior do que entrei. Missão cumprida”, disse Germann.

“Seguirei novas funções e, mais uma vez, agradeço a confiança. Estarei sempre colaborando e oferecendo o melhor de mim para o paciente. Boas vindas ao doutor Gorinchteyn, médico qualificado, do prestigiado Emílio Ribas. Meus votos de boa sorte e uma gestão profícua. Valer-se desta experiencia lhe será de grande valia. Dedique-se e aproveite o momento de crescimento”, recomendou.

José Henrique Germann é médico formado pela USP, com residência, mestrado e doutorado em Administração Hospitalar e Saúde. Atuou como diretor de gestão do Hospital Albert Einstein e como diretor-adjunto do Hospital Sírio Libanês.

Atuou no combate à pandemia do coronavírus desde o início das ações do governo e reforçou por diversas vezes a necessidade do distanciamento social.

Em abril, ele reconheceu que existia subnotificação de casos de coronavírus no estado, pois os pacientes não internados nas unidades de saúde não eram contabilizados no balanço diário da secretaria.

A orientação repassada a hospitais e postos de saúde foi revelada pelo G1 em 27 de março e provocou manifestação do Ministério Público de Contas do estado, que pediu que o governo voltasse a registrar em sistema todos os casos da doença.

Apenas em 15 de maio o governo estadual anunciou que passaria a testar casos leves da doença. Antes dessa data, a análise com teste do tipo RT-PCR era feita apenas em casos graves e mortes.

Quem assume a pasta da Saúde é Jean Gorinchteyn, infectologista nos hospitais Albert Einstein e São Camilo, e no Instituto de Infectologia Emilio Ribas, formado pela Universidade Mogi das Cruzes, mestre em doenças infecciosas, doutorando em neurologia experimental pela Unifesp, com mais de 20 anos de atuação como médico e professor.

“Profissional altamente qualificado. Uma fonte e referência para os veículos de comunicação, e alguém que conhece a fundo os desafios da saúde pública por exercer a profissão no Emilio Ribas, um centro de referência internacional em infectologia”, anunciou João Doria nesta terça.

O médico, que participou de uma série de vídeos do G1 para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus, também participou da coletiva e agradeceu o convite para a função se secretário estadual da saúde.

“Neste momento existe continuidade. Não é troca. Troca é quando há problema. Estamos progredindo para que São Paulo volte a ter o novo normal de forma gradual, com abertura para que todos retomem sua vida e a economia, mas lembrando da segurança e da saúde da população”, disse Jean Gorinchteyn.

“Estamos no meio da guerra. Não chegamos no final, mas temos o aliado, que é a possibilidade da vacina, o início da testagem. Não temos vacina efetiva, mas a testagem, a fase 3, em que vamos avaliar o quanto essa vacina produz anticorpos e o quanto protege. Ela é segura, mas vamos ver se ela traz realmente proteção. É com muito orgulho que assumo essa pasta, com muita responsabilidade”, completou.

G1