Visto diplomático de Weintraub pode ser investigado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelo Camargo / O GLOBO

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) pediu à Procuradoria-Geral da República do Distrito Federal a abertura de um inquérito para investigar irregularidades cometidas pelo ex-ministro da Educação Abraham Weintraub relacionadas ao uso de seu passaporte diplomático para entrar nos Estados Unidos. O parlamentar também pede que sejam apuradas possíveis ilicitudes de agentes do Ministério das Relações Exteriores no processo de emissão do visto diplomático para Weintraub.

Como “O GLOBO” revelou, o Itamaraty pediu à Embaixada dos EUA um visto de entrada no país para Weintraub com dados de seu passaporte diplomático. A solicitação foi feita no mesmo dia em que o ex-ministro anunciou sua saída do cargo que lhe conferia o benefício do passaporte.

“Ao que se verifica, o ex-ministro valeu-se das prerrogativas do cargo de ministro da Educação – que lhe assegurariam a emissão de passaporte e visto diplomáticos – para engendrar a sorrateira saída do país, não descartada a hipótese de fuga para evitar a eventual aplicação da lei penal”, escreveu Molon na representação. O parlamentar destacou que Weintraub deixou o Brasil sendo alvo de duas investigações que correm no Supremo Tribunal Federal (STF).

Molon solicita a abertura de uma investigação para apurar se o ex-ministro e agentes públicos do Itramaraty cometeram o ato de improbidade administrativa.

O Globo