“Anvisa” americana põe vacina russa em dúvida

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Miguel Noronha/Futura Press/Estadão Conteúdo

Scott Gottlieb, ex-chefe da FDA (Food and Drug Administration, órgão norte-americano equivalente à Anvisa), disse nesta terça-feira (11) à CNBC que a Rússia não está à frente dos Estados Unidos no que diz respeito ao desenvolvimento de vacinas.

“Acho que, em termos de desenvolvimento agora, eles [russos] estão um pouco atrasados em relação às vacinas que temos”, disse Gottlieb.

As vacinas norte-americanas estão agora na fase três de testes, tendo sido testadas em centenas ou, em alguns casos, em algumas centenas de pacientes.

Para o especialista, o número de pessoas que testou a vacina russa equivale a um ensaio da fase um, ou seja, precisa ser ainda avaliada em teste clínico em grande escala.

Gottlieb afirmou ainda que não está claro o que significava para a Rússia começar a dar algum tipo de aprovação preliminar para começar a vacinar pessoas fora de um ensaio clínico. Ele acrescentou que os russos podem estar tentando fazer um registro, em que voluntários que tomam a vacina são acompanhados.

“Pode haver um pouco de semântica, em termos de como eles estão tratando isso do ponto de vista regulatório”, disse Gottlieb. “Então, eles estão alegando que foi totalmente aprovado, mas não foi totalmente aprovado.”

No entanto, eles não estão à frente dos Estados Unidos, continuou.

“Eles certamente não estão à nossa frente e certamente não permitiríamos que uma vacina fosse usada para distribuição em massa neste momento, com base nos dados que temos em mãos. Simplesmente não sabemos se as vacinas são seguras e eficazes neste momento”, explicou.

CNN Brasil