Aras não teve acesso a dados da Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Jayme | Ascom/TSE

Integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR) que estavam até ontem em Curitiba para coletar dados da Lava-Jato não chegaram a acessar o material da operação que fica sob os cuidados da Polícia Federal.

Os técnicos da Sppea, secretaria da PGR responsável pela cópia das informações, sequer pisaram no prédio da PF. Eles ficaram duas semanas no Paraná e, neste período, acessaram parte dos dados que estava com o Ministério Público Federal (MPF). Pessoas que participaram do processo avaliam que a equipe do procurador-geral da República, Augusto Aras, não teve acesso à metade do material que está com a força-tarefa.

Ontem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin revogou uma decisão liminar (provisória) do presidente da corte, Dias Toffoli, que determinava que as forças-tarefas da Lava-Jato no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro compartilhassem seus dados com a PGR. Com isso, a coleta de informações foi suspensa. Até mesmo o que já foi copiado pela equipe não pode ser acessado por Aras. O PGR vai recorrer da decisão.

O Globo