Assintomáticos com menos de 40 anos agora impulsionam pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: NurPhoto/Getty Images

Pessoas até 40 anos estão impulsionando a disseminação do novo coronavírus nesta nova fase da pandemia, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira, 18. Esses pacientes com idades na média dos 20 aos 40 anos seriam em sua maioria assintomáticos e não saberiam, portanto, que carregam a Covid-19.

Takashi Kasai, diretor regional da entidade, alertou que essa nova característica pode ser altamente perigosa para os públicos que podem ter desdobramento mais severos da doença — ao entrarem em contato com pessoas aparentemente saudáveis, mas positivas para o vírus. “Isso aumenta o risco de repercussões para os mais vulneráveis: idosos, doentes, pessoas sob cuidados prolongados, pessoas que vivem em áreas urbanas densamente povoadas e áreas rurais com poucos serviços”, disse.

Kasai disse que é necessário “redobrar os esforços” para impedir que o novo coronavírus chegue às comunidades vulneráveis. “Estamos animados em ver muitos países já adotando novas táticas que ajudam a minimizar as consequências sociais e econômicas da Covid-19 e mostram como podemos lidar com isso em um futuro próximo”, pontuou.

Veja