Bolsonaro diz que seu partido sairá em 2021

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo/27-08-2020

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que só decidirá uma possível filiação a um novo partido em 2021. Bolsonaro disse que continua tentando viabilizar a criação do Aliança pelo Brasil, mas voltou a dizer que conversa com outros três partidos, sem revelar quais.

“Continuamos (a tentar) viabilizar a criação do Aliança. Em comum acordo tenho conversado com 3 outros partidos para o caso de não se concretizar a tempo o Aliança. Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021”, escreveu Bolsonaro em uma publicação em redes sociais.

Um dos partidos na mira de Bolsonaro é o PSL, sua antiga legenda. Na quarta-feira, o presidente se reuniu com deputados e disse que só discutirá o eventual retorno ao partido após a eleição à presidência da Câmara dos Deputados, no início do ano que vem.

Na publicação desta sexta-feira, Bolsonaro também reafirmou que não irá “participar, no 1° turno, nas eleições para prefeitos em todo o Brasil”, alegando que tem muito trabalho na Presidência e que isso “tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”.

O presidente deixou em aberto no texto a possibilidade de apoiar candidatos no segundo turno. Nesta semana, o GLOBO mostrou que Bolsonaro avalia gravar vídeos com declaração de apoio explícito para alguns candidatos no segundo turno. Esse apoio ocorreria em cidades consideradas estratégicas, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

O Globo