Bolsonaro diz ser “mentira” queimadas na Amazônia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carl de Souza/AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na tarde desta terça-feira (11/8), que “a história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira”. A declaração ocorreu durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia, que coordena a preservação dos recursos naturais da região Amazônica.

A reunião ocorreu por meio de videoconferência e contou com a participação do presidente da Colômbia, Ivan Duque; do Peru, Martín Vizcarra; da Bolívia, Jeanine Añez Chávez; do Equador, Lenín Moreno e George Talbot, embaixador da Guiana Francesa no Brasil.

O chefe do Executivo brasileiro afirma que tem convidado embaixadores de outros países a sobrevoarem a área para comprovarem que não há desmatamento ou focos de incêndio na região. “O fato de que a maior parte da floresta amazônica permanece intacta a comprovação de que nossos estados são perfeitamente capazes de cuidar desse patrimônio com atenção aos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Em toda reunião que tenho com embaixadores de outros países que têm desejo e interesse na Amazônia, eu os tenho convidado, por exemplo, na época do ano em que assim eles bem entenderem, a sobrevoar comigo, dentro do avião da força aérea”, disse.

Bolsonaro completou: “Por exemplo, entre as regiões de Boa Vista e Manaus, em aproximadamente 600 km eles não acharão nenhum foco de incêndio, nenhum quarto de hectare desmatado, porque essa floresta é preservada por si só. Até mesmo pela sua pujança, bem como por ser floresta úmida, como em grande parte dos senhores, não pega fogo. Então essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira e nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil”.

Correio Braziliense