Bolsonaro isola advogada bajuladora

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro já havia decidido parar de trabalhar naquela tarde, uma das primeiras de julho, quando recebeu dois de seus principais correligionários no Palácio da Alvorada. A dupla, fiel aliada do presidente, estava preocupada em esclarecer informações que haviam chegado ao ex-capitão por meio de sua advogada, Karina Kufa. Bolsonaro ouviu com atenção o relato. Era a quinta reclamação recebida em poucas semanas pelo presidente sobre Kufa, sua representante em diferentes casos eleitorais e um dos poucos rostos femininos num projeto de poder essencialmente masculino.

Nos dois meses anteriores, Bolsonaro havia sido procurado por ministros, deputados e integrantes da cúpula do Aliança pelo Brasil, o partido que ele tenta fundar há quase um ano, com queixas diversas sobre a advogada. Todos os reclamantes diziam-se vítimas de intrigas criadas por ela, feitas diretamente ao próprio presidente ou por meio de seus filhos e principais assessores. Uma das acusações chegava a atribuir a Luís Felipe Belmonte, o vice-presidente do Aliança, a intenção de pagar propina a assessores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para alavancar a sigla — ele nega, enquanto ela afirma a interlocutores ter documentos para provar o que diz. Mesmo na família presidencial, Kufa criou adversários. Um dos mais irritados era — e ainda é — o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), por causa de movimentos dela para isolar Frederick Wassef, seu ex-advogado, que escondeu Fabrício Queiroz. Mas o rosário de lamúrias ao presidente tem sido longo.

Chegaram a Bolsonaro relatos críticos a Kufa da parte de Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação; Sergio Lima, marqueteiro do Aliança pelo Brasil; Admar Gonzaga, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral e advogado eleitoral do presidente, ao lado de Kufa; Célio Ribeiro, chefe de gabinete de Bolsonaro; Luís Felipe Belmonte, vice-presidente do Aliança, e, principalmente, de maneira irada, de Frederick Wassef.

O advogado que defendeu Flávio Bolsonaro durante meses e, enquanto escondia Queiroz, desfilava pelos gabinetes do poder em Brasília e até em programa de TV afirmando também representar o presidente, pediu a cabeça de Kufa. Foi o único a ser tão explícito com a família presidencial sobre o que achava que eles deveriam fazer com a advogada.

Não foi atendido de primeira, mas, desde os primeiros dias de julho, quando Bolsonaro ouviu de dois de seus interlocutores de confiança mais críticas a sua advogada, o presidente decidiu que afastaria Kufa, gradativamente, como se não configurasse um rompimento. Assim, evitaria o surgimento de um novo Gustavo Bebianno (ex-ministro), Alexandre Frota (deputado federal), Joice Hasselmann (deputada federal), Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro (ambos, ex-ministros), entre outros ex-aliados que saíram atirando. A ideia agora é mantê-la a uma “distância segura”, para usar a terminologia empregada por um de seus principais críticos.

Kufa, aos 40 anos, havia se tornado uma das mais poderosas advogadas que orbitam no entorno da família presidencial. Foi Bebianno, o ex-ministro de Bolsonaro que havia sido o coordenador da campanha de 2018, que a indicou para equacionar junto à Justiça Eleitoral em São Paulo a situação do diretório paulista do PSL, na época o partido do presidente. E foi em seu escritório lilás, no Jardim Paulista, que Kufa se debruçou sobre a bagunça das contas do PSL no estado, algo que precisava ser resolvido para que Eduardo Bolsonaro não tivesse nenhum embaraço em sua candidatura a deputado federal.

O bom trabalho foi o que a catapultou para ser uma das advogadas eleitorais da campanha, ao lado de Tiago Ayres, indicado por Bebianno para coordenar a área do Direito Eleitoral. Havia sido Ayres quem indicara o nome de Kufa, que ele havia conhecido anos antes em um evento em Brasília.

Nas semanas após a campanha, quando começaram os primeiros atritos entre Bebianno e Eduardo — os ataques de Carlos Bolsonaro a Bebianno ganharam mais holofotes, mas o zero três e o advogado também se desprezavam mutuamente —, Kufa galgou os primeiros degraus do bolsonarismo.

Em meio à debacle de Bebianno no primeiro semestre de 2019, Kufa foi aos poucos ascendendo. Outros advogados do entorno bolsonarista atribuem a ela o afastamento de Ayres, ao afirmar para Eduardo que ele era mais leal a Bebianno do que à família Bolsonaro. Pouco importava o fato de que havia sido Ayres quem redigira o pedido de impugnação da candidatura de Lula ao TSE.

Espécie de padrinho de Kufa no governo até hoje, foi Eduardo quem a recomendou para o pai. Em abril, ela recebeu um telefonema do Palácio do Planalto. Bolsonaro queria vê-la. Dizendo na conversa confiar nela por causa dos elogios de Eduardo, o desconfiado Bolsonaro entregou-lhe suas causas eleitorais.

No segundo semestre de 2019, a ascensão de Kufa foi meteórica. Em julho, deixou seu escritório em São Paulo e, separada, se mudou com os dois filhos para uma casa no Lago Sul, em Brasília. Aproximou-se de Luciano Bivar, presidente do PSL, de Antonio de Rueda, vice do partido, e de algumas das principais figuras da sigla — hoje, é detestada por ambos. Passou a transitar pelos jantares, palácios e gabinetes com cada vez mais desenvoltura.

Tornou-se amiga de Dias Toffoli e interlocutora de outros ministros do Supremo Tribunal Federal. Com Augusto Aras e Humberto Jacques, respectivamente o procurador-geral da República e vice-PGR, troca mensagens por WhatsApp. Tem bom trânsito no Superior Tribunal de Justiça e criou laços também nas embaixadas. Quem não gostaria de ser próximo da advogada do presidente?

Fez amigos, fiéis a ela mesmo diante da fritura. Disse Carla Zambelli: “Karina faz pontes entre as pessoas. Até hoje deu indícios de ser fiel ao presidente. Tem demonstrado nos últimos tempos abrir mão do poder facilmente. No Aliança, ela está abrindo mão de poder para que outras pessoas participem”.

Kufa tem atributos raros entre muitos dos bolsonaristas no governo. Com boa retórica e carisma, sabe cativar. Gosta de dar entrevistas, tem boa relação com jornalistas — uma das razões que fizeram Wajngarten se queixar dela. É bem formada e tem nível cultural acima da média da Esplanada. Suas redes sociais foram usadas ao longo desse tempo como uma vitrine de suas relações, principalmente com o presidente e seus rebentos.

Recentemente, já escanteada, postou uma imagem à mesa da sala do apartamento de Eduardo Bolsonaro, em Brasília, ao lado dele e de Carlos, anunciando que também havia se tornado advogada do zero dois. A foto foi postada em 9 de julho, mês em que Kufa procurou muitos dos que se queixaram para Bolsonaro sobre ela para tentar se redimir.

Não conseguiu estabelecer esse canal de reconciliação com Flávio Bolsonaro. O filho do presidente foi o primeiro a, irado, procurar o pai para se queixar sobre a postura de Kufa no dia seguinte à prisão de Queiroz, quando ela publicara uma nota afirmando que Wassef não era de fato representante do presidente.

Naquela ocasião, Bolsonaro quase se indispôs com Célio Faria, assessor-chefe de seu gabinete. Confrontada sobre o porquê de haver dito aquilo oficialmente, Kufa afirmou que Faria lhe dissera que o presidente autorizara. O presidente perguntou então a Faria, que negou ter respondido positivamente a Kufa, quando ela o consultara.

Naquela semana, não era a primeira indisposição de Kufa com o presidente. No dia em que a Polícia Federal bateu à porta de 26 bolsonaristas suspeitos de atuar ou financiar atos antidemocráticos, Kufa deu uma entrevista ao vivo, diretamente do estúdio de uma emissora de TV. Disse que aqueles que tivessem se envolvido em algum ato ilegal, que atentassem contra a Lei de Segurança Nacional, aliados do presidente ou da oposição, teriam de ser responsabilizados. A entrevista irritou boa parte dos investigados, de deputados a empresários amigos do governo.

“NO ENTORNO DO PRESIDENTE, A ORDEM É SE AFASTAR DE KUFA, DE FORMA GRADUAL E SEM BARULHO. NINGUÉM QUER REPETIR O PADRÃO VISTO NOS CASOS DE DEPUTADOS HOJE EX-ALIADOS, COMO FROTA E HASSELMANN, E EX-MINISTROS, COMO BEBIANNO E MORO”

­
­
Luís Felipe Belmonte é um homem já grisalho, com um sorriso que o faz parecer o ator Carlos Alberto de Nóbrega e uma conta bancária que o coloca no pódio do financiamento do Aliança pelo Brasil. Na última semana de agosto, enquanto bebericava um suco de uva integral numa das diversas cafeterias gourmet que tanto sucesso fazem em Brasília, Belmonte evitou analisar a trajetória de Kufa, mas repetiu o que admitiu ter contado a Bolsonaro para se defender das acusações que lhe eram imputadas.

Kufa sustenta que Belmonte, diante da dificuldade para tirar o Aliança do papel, teria vindo com uma solução de fazer corar até os mais encrencados pela Lava Jato: contratar assessores do TSE para validarem em dez dias as assinaturas necessárias para a criação do partido.

Belmonte diz conhecer as acusações que rondam contra ele em Brasília, mas nega que sejam verdadeiras. Ele conta que os problemas para validar assinaturas começaram em fevereiro, quando integrantes do Aliança perceberam que teriam somente cerca de dois meses para coletar todas as assinaturas e validá-las a tempo de colocar o partido para concorrer às eleições deste ano. Diz ter sugerido, então, a contratação de digitadores que subiriam as informações no sistema. Nada ilegal. “Conversei com uma pessoa, que me falou da dificuldade de colocar as fichas no sistema. Essa pessoa me disse que, para colocar no sistema, você tem de contratar gente. Um exército de até 500 pessoas”, contou, desviando-se do sol da manhã que o incomodava.

Ainda segundo Belmonte, em fevereiro, ele foi à Câmara consultar Eduardo Bolsonaro para saber se poderia seguir com a empreitada. Recebeu do zero três uma negativa. Eduardo disse a ele que o pai não fazia questão de ter o Aliança pronto para o pleito deste ano. Sem pressa, Belmonte afirmou ter desistido e não ter levado a ideia de contratar os digitadores à frente. Procurado para confirmar a informação, Eduardo não respondeu aos pedidos de entrevista.

Sobre se Kufa poderia de fato ter provas contra ele, conforme ela afirma a diferentes interlocutores, Belmonte foi taxativo: “Tenho certeza absoluta de que ela não tem, mas também não guardo mágoa da Karina. Conversamos depois disso e nos entendemos”, afirmou, em tom conciliador.

No Planalto, nem todos seguem esse tom. Wajngarten mostrou a meio Palácio um print de uma mensagem de Kufa num grupo de WhatsApp em que ela propunha, brincando, “subir a #sergiolimanasecom”. Sergio Lima, o marqueteiro do Aliança, havia sido levado para o partido pela própria Kufa, mas, desde que a história de que ele queria derrubar Wajngarten passou a circular no Planalto, pessoas simpáticas a Wajngarten passaram a evitá-lo. O próprio secretário, cioso que é de garantir seu espaço perto do presidente, passou a tratar Lima friamente. No fim de julho, Lima aproveitou a ida ao Planalto para um evento e puxou Wajngarten pelo braço. “Fui até o Fabio e disse que não queria o lugar dele. Disse que não é nem um pouco meu objetivo sentar na cadeira dele. Ele me disse: ‘Ainda bem que você acordou, porque você foi usado’”, contou Lima, em uma conversa recente. E emendou: “Karina não é uma má pessoa. Sei que todo esse episódio vai ajudar ela a ver como mudar”.

A relação de Kufa e Wajngarten não é boa há tempos. Certa vez, depois de criticar a diferentes interlocutores a comunicação do governo, Kufa não poupou palavras para, numa reunião em que estava o próprio Bolsonaro, dar sua opinião sobre a política de comunicação do governo: “É horrível”. Wajngarten ouviu calado naquele dia, mas anotou.

Há quem defenda Kufa. Admar Gonzaga, a quem a advogada acusou de ter sido desleixado com o memorial de uma defesa de Bolsonaro no TSE e ter cometido erros no processo de criação do Aliança, evitou polemizar. Afirmou ser grato a Kufa por ela tê-lo defendido no caso, mostrado por ÉPOCA, em que ele é réu por supostamente agredir sua mulher, Élida Souza Matos. “Não quero comentar sobre nada disso. Sou grato a ela por ter me defendido”, disse.

Entre os deputados, apesar dos que ficaram insatisfeitos com suas palavras à rede de TV CNN no dia dos atos antidemocráticos, é mais fácil encontrar quem queira defender Kufa do que criticá-la. Ao menos publicamente. “As pessoas ficam arranjando coisas contra ela. Ela não conspira, só fala bem das pessoas. Ela representa tudo que o presidente precisa ter em seu entorno. Uma conselheira capaz”, derreteu-se José Medeiros, deputado do Podemos de Mato Grosso.

Procurada por ÉPOCA, para comentar ou rebater cada um dos episódios que seriam contados, Kufa não quis responder.

Eduardo e Flávio Bolsonaro, respectivamente o filho que defende e o que acusa — Carlos é neutro nisso —, não quiseram entrar publicamente no tema. Nem o presidente e Wajngarten. Os quatro foram procurados, informados sobre o teor da reportagem, mas se esquivaram de criticar ou defender Kufa.

Entre estocadas mais duras, críticas sutis e afagos, houve um padrão nas respostas das 16 entrevistas feitas por ÉPOCA para reconstruir essa rede de intrigas em torno de Kufa. Ninguém quis ficar mal com a advogada. Até porque muitos deles suspeitam que ela possa nestes 20 meses de governo ter gravado muitas das conversas de que participou — o que Kufa nega para amigos. Mas vai saber: Brasília ensina rápido.

Época