Bolsonaro volta a pôr em dúvida mortes por covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro questionou os dados de mortos por coronavírus no país. Em live na noite desta quinta-feira (06/08), acompanhado do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, o chefe do Executivo disse que alguns governadores estão “inflando” os números de de mortos pelo coronavírus com a intenção de levar pânico à população. Bolsonaro disse ainda que em alguns casos, os médicos têm “poupado” autópsias. No entanto, não mostrou dados que confirmem a afirmação e emendou dizendo que ouviu a informação de “fontes não confiáveis”.

“Tem menos gente morrendo de determinada doença que morriam no ano passado. Bem menos. Isso vai sendo creditado para o covid. O elemento tem 3, 4 , 5 comorbidades, é idoso. A gente lamenta, a pessoa está realmente em uma situação complicada e vem a falecer. O pessoal mete covid. Não é uma regra isso, mas em alguns casos o médico poupa uma autópsia, é isso ou não?”, questiona Bolsonaro ao ministro.

O presidente continua: “Tem chegado ao conhecimento da gente. Não vou dizer que são fontes confiáveis mas chega essas informações pra gente. Que se poupa uma autópsia”.

Bolsonaro justifica ainda dizendo que há uma diferença entre morrer ‘com’ covid e ‘de’ covid. “Há uma diferença entre a questão de morrer com covid, com comorbidade, somado às vezes à idade e de covid. Eu vi publicado no Diário Oficial da União do Estado, responsabilidade do governador do estado de São Paulo, dizendo claramente… traduzindo… que o médico, se não constatar na prática se é Covid ou não, é pra botar Covid. Então o número sobe. Alguns não sei o interesse. Alguns governadores querem caminhar nesse sentido as coisas… Levar mais pânico à população, dizer que está morrendo mais gente”, concluiu.

Correio Braziliense