Coalizão negra pede impeachment de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sá/AFP

A Coalizão Negra por Direitos, articulação que reúne 150 organizações e coletivos do movimento negro, irá propor um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O motivo para afastar o presidente, segundo a coalizão, são crimes de responsabilidade praticados por Bolsonaro que agravaram a política de genocídio contra a população negra.

“Nosso pedido de impedimento aponta como crimes de responsabilidade práticas do presidente Jair Bolsonaro que atentam, objetivamente, contra a vida da população negra e suas comunidades”, diz a organização. A entrega do documento está prevista para esta quarta-feira (12/8), às 11h no gramado em frente ao Congresso Nacional.

A coalizão acrescenta que, no contexto da pandemia de covid-19, as medidas do Executivo “deveriam estar cautelosamente voltadas às famílias negras, empregadas domésticas, trabalhadoras/es informais negros/as, comunidades quilombolas, populações rurais negras, populações negras de nossas favelas, periferias e bairros”.

Bolsonaro é alvo de outros pedidos de impeachment no Congresso. O grupo defende, contudo, que era necessário apresentar um pedido proposto pelo olhar reivindicatório da população negra brasileira. “No curso de nossa história, o movimento negro brasileiro sempre se fez presente em momentos críticos de defesa aos direitos humanos e de necessidade de construção democrática”, justifica.

Correio Braziliense