Ditador de Belarus demoniza eleições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Folha

Enquanto dezenas de milhares de opositores do governo da Belarus ocupavam as ruas da capital, Minsk, o autocrata Aleksandr Lukachenko afirmou neste domingo (16) que rejeita os pedidos por novas eleições no país e acusou a Otan —o bloco militar liderado pelos EUA— de estar se concentrando na fronteira oeste com a Polônia e Lituânia.

Discursando a um grupo de apoiadores, na primeira manifestação de suporte ao governo após uma semana de protestos diários e greves contra sua contestada vitória nas eleições presidenciais, Lukachenko afirmou que a Belarus “morreria como um Estado se realizasse novas eleições”.

“Eu nunca os traí e nunca os trairei”, disse, segundo o jornal britânico The Guardian, o autocrata, que está no poder desde 1994. “Se vocês destruírem Lukachenko, será o começo do fim para vocês.”

Neste sábado (15), Lituânia, Letônia e a Polônia pediram um novo pleito, depois que a União Europeia afirmou não reconhecer o resultado das eleições e estudar sanções contra o país por conta da repressão violenta das manifestações, que deixou dois mortos e milhares de presos. ​

Os protestos antigoverno deste domingo levaram pelo menos 100 mil pessoas às ruas do país, nos maiores atos desde o início da crise.

Redação com Folha