Donos da Avianca são presos pela PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Perobelli/UOL

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (19) os irmãos German e Jose Efromovich, principais acionistas da Synergy Group, na 72ª fase da Operação Lava Jato.

Os investigadores apuram suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro em compra e venda de navios em contratos firmados pela Transpetro, uma subsidiária da Petrobras. A PF ainda cumpre seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos executivos e ao grupo.

De acordo com comunicado da força-tarefa, a investigação do MPF (Ministério Público Federal) é a respeito de crimes que teriam sido praticados no contexto de licitação e celebração de contratos firmados com o estaleiro EISA (Estaleiro Ilha S.A.) para a construção e fornecimento de navios.

A Transpetro teria tido prejuízo de R$ 611,2 milhões por causa dos contratos com o EISA —controlado pelo Synergy Group, ligado aos irmãos—, entre adiamentos, suspensão de dívidas, irregularidades nos acordos, entrega irregular de um navio Panamax e não entrega de outros três navios. O valor das propinas, segundo a força-tarefa, seria na ordem de R$ 40 milhões.

Redação com Folha