Eleições vão durar uma hora a mais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que as eleições municipais deste ano terão o horário ampliado em uma hora. O ministro Luís Roberto Barroso, presidente da corte, justificou que a medida pretende reduzir aglomerações nos locais de votação em meio à pandemia do novo coronavírus.

Desse modo, os eleitores poderão votar para prefeito e vereador entre 7h e 17h. Nos anos anteriores, a votação começava às 8h. Para quem tem mais de 60 anos, que é considerado grupo de risco para a Covid-19, haverá atendimento preferencial nas seções eleitorais até às 10h.

— Nós estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia — disse Barroso. Ele já havia sinalizado a mudança no horário no começo de agosto.

Segundo o TSE, a opção por antecipar o horário da votação pela manhã, ao invés de prolongar o tempo pela tarde, até às 18h, atendeu à demanda por tribunais regionais. Isso porque haveria “dificuldade de transporte” e “problemas de violência” nesse caso. Além disso, foram ouvidos especialistas em estatística do próprio TSE, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, do Insper e da USP.

Em agosto, também por causa da crise sanitária, o TSE promulgou o adiamento do calendário do pleito, que passou de outubro para 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turnos, respectivamente, quando quase 148 milhões de pessoas estarão aptas a ir às urnas. A identificação biométrica dos eleitores também foi dispensada neste ano, para acelerar a votação.

O Globo