EUA é assolado por um dos piores furacões da história

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Veja

A poucas horas de atingir o litoral do Texas e da Louisiana, o furacão Laura ganhou força nas últimas horas e se aproxima da Categoria 5, a mais forte da escala, com ventos superiores a 250 quilômetros por hora. A tempestade foi classificada como “monstruosa” e “impossível de sobreviver” pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).

Pesquisadores da Universidade do Colorado disseram que se os ventos permanecerem na atual velocidade este será o furacão mais forte já registrado na costa da Louisiana. Isso inclui o Katrina, que em 2005 devastou a cidade de Nova Orleans.

Quando tocar o solo, a tormenta deverá provocar ondas superiores a sete metros de altura. A maré pode avançar 48 quilômetros costa adentro. Cerca de 20 milhões de pessoas vivem nessa região, e 500.000 já foram evacuados. Segundo meteorologistas, 10 estados americanos estão no caminho do fenômeno.

“O furacão Laura é muito perigoso e está se intensificando”, escreveu o presidente Donald Trump nas redes sociais. “Ouçam as autoridades. Estamos com vocês”, afirmou.

Antes de se fortalecer e atingir a categoria máxima de furacão, a tormenta passou pela República Dominicana e o Haiti, deixando ao menos 12 mortos. Houve reflexos ainda em Cuba, mas sem vítimas fatais.

Veja