Fachin sugere que Bolsonaro pode impedir eleição em 22

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou hoje ver risco à realização das eleições presidenciais de 2022. Fachin apontou a existência de uma “escalada autoritária” no Brasil, desde as eleições 2018. Naquele ano foi eleito o presidente Jair Bolsonaro. Para o ministro, que é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil vive uma “recessão democrática”.

“As eleições presidenciais de 2022 podem ser comprometidas se não se houver consenso em torna das instituições democráticas”, afirmou Fachin, em discurso na abertura do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, evento promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) de forma online neste ano de pandemia. “O futuro está sendo contaminado de despotismo e lamentavelmente nos aproximamos de um abismo”, disse o ministro.

Fachin narrou a existência de um “cavalo de Troia” dentro da institucionalidade eleitoral do Brasil, que coloca a democracia em risco. O ministro explicou que a ameaça fica clara quando um político com mandato ataca os opositores chamando-os de criminosos, espalha notícias falsas e incentiva a violência.

“Os sintomas desse cavalo de Troia ameaçam o Brasil democrático constituído em 1988”, afirmou. “Está na contramão da história a escalada de autoritarismo hoje presente no Brasil.”

O ministro descreveu a situação do Brasil como a de uma sala de emergência, com crise sanitária e de gestão. “Respeitar os protocolos institucionais é o melhor para a saúde da democracia.”

Valor Econômico