“Fiz cada faxina da minha mãe valer a pena”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Filha de diarista, Brenda Bezerra foi a primeira da família a se formar na faculdade. Não satisfeita, a brasiliense de 23 anos ainda emendou a graduação em uma pós. Em suas redes sociais, a jovem advogada faz sucesso por compartilhar detalhes de sua trajetória de superação e, mais do que isso, por escancarar a outros jovens de baixa renda o poder transformador da educação.

Brenda, que já ocupa cadeira em escritório de advocacia e possui mais de 130 mil seguidores on-line, revela que aprendeu com a mãe a valorizar o estudo. “Ela veio do Nordeste em busca de melhores condições de vida e me criou sozinha. Cresci ouvindo: ‘quero que você tenha o diploma que nunca tive’. Agora, com o canudo da graduação na mão e o da pós prestes a vir, sinto que fiz cada chão limpo por ela valer a pena”, conta.

“Sou muito grata por tudo o que o trabalho da minha mãe como diarista nos proporcionou, mas sempre quis uma vida melhor para a gente. E, isso, tenho certeza que conquistarei por meio do estudo”, complementa.

A decisão de criar perfis nas redes sociais a fim de disseminar a certeza de que nenhuma dificuldade é capaz de obstruir o caminho dos que sonham e se dedicam veio em meados de abril. “Aproveitei o marasmo da pandemia para criar perfis no Instagram e no TikTok. O intuito das páginas é e sempre foi o de inspirar pessoas por meio de posts motivacionais, dar dicas de estudo e informações valiosas sobre direito, principalmente o de família e do consumidor, minhas paixões e principais áreas de atuação”, explica.

View this post on Instagram

Com essas três dicas é possível transformar os seus (milhões?) de pensamentos em ações. ⁣ ⁣ Vou te apresentar três situações diferentes que talvez você já tenha encarado e você decide se esse conteúdo funciona para você, ok?! ⁣ ⁣ “Por que você quer trabalhar na nossa empresa?”⁣ ⁣ “Tive uma ideia sensacional para um post, mas não sei como colocar em prática!”⁣ ⁣ “Tenho uma tese jurídica para o caso, contudo, não faço ideia de como abordar.”⁣ ⁣ Ótimo! Seu cérebro já está a todo vapor para te apresentar soluções para o seu problema. E para te ajudar trouxe TRÊS dicas para transformar essa criatividade toda em AÇÃO: ⁣ ⁣ 1. Visualize como você gostaria de solucionar aquela questão: ⁣ ⁣ Quando era criança eu me imaginava em várias situações, ainda hoje mantenho esse hábito, e quando a situação verdadeiramente acontece, eu já organizei o que devo falar/ fazer, é como se fosse um teste antes da apresentação principal; ⁣ ⁣ 2. Foque a sua atenção em uma coisa de cada vez: ⁣ ⁣ A sua atenção deve estar inteiramente direcionada para uma situação. Nada de pensar na próxima tese do caso ou nas perguntas que o entrevistador da vaga já fez;⁣ ⁣ 3. Liste as suas ideias: ⁣ ⁣ Anote todas as teses que aquele caso pede, liste as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e anote no seu caderno de ideias todos os posts que quer fazer naquela semana. ⁣ ⁣ ⁣ Agora, quero muito a colaboração de vocês, qual a sua dica infalível para se sair bem nessas situações?

A post shared by Brendinha | Advogada (@brendabsilva) on

O número alto de seguidores alcançado em tão pouco tempo impressiona. Segundo Brenda, autenticidade, dedicação e alguns dotes em mídias sociais são a receita para o sucesso. “Não replico conteúdo de outros perfis. Sou eu quem penso cada pauta e faço cada post. Acho essa vitrine on-line do trabalho muito importante nos dias de hoje, sobretudo em tempos de isolamento social”, declara.

O foco das publicações também ajuda a brasiliense a se destacar no mundo digital. A maioria dos conteúdos dela é destinado a quem pensa em cursar ou já cursa direito e, de acordo com dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país é o terceiro com maior número de profissionais do ramo no mundo, perdendo apenas para o Estados Unidos e a Índia.

O Distrito Federal ainda é a região com maior índice de advogados em relação à população: um a cada 140 moradores advoga, ou seja, conteúdos direcionados a esse público tem grandes chances de bombar.

“Post sobre curiosidades da Constituição, a fim de salvaguardar o direito dos seguidores, também têm super boa aceitação, já que as leis fazem parte da vida de todo e qualquer cidadão do planeta.”

Ao olhar para trás e notar suas conquistas profissionais em tão tenra idade, Brenda se emociona. “Comecei a trabalhar aos 16 anos para pagar um cursinho preparatório para o vestibular e virei noites estudando. Nunca tive coragem de reclamar. Enquanto eu acordava cedo para estudar, minha mãe madrugava para lavar chão”, lembra.

Entre as portas que se abriram pela sua dedicação aos estudos, estão a possibilidade de cursar inglês, fazer pós-graduação e comprar materiais de trabalho, como iPhone e câmera profissional. “O trabalho duro sempre compensa. Busco muito passar essa mensagem para as pessoas que me seguem. Não importa onde você comece ou quanto dinheiro sua família tem para facilitar a realização de seus sonhos, o que vale é a sua motivação de ir longe”, finaliza.

Metrópoles