Governo vai pensar duas vezes antes de fazer dossiês

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Roque de Sá – 15.jul.20/Agência Senado

Presidente no Congresso da Comissão Mista de Controle e Inteligência, o senador Nelson Trad (PSD-MS) é responsável por coordenar a análise do relatório produzido pelo Ministério da Justiça sobre opositores políticos.

Em seu primeiro mandato como senador, ele defende que o grupo cobre explicações do governo. Na análise de Trad, o Estado democrático ficaria ameaçado caso sejam permitidas investigações políticas contra opositores.

O Ministério da Justiça encaminhou há alguns dias ao Congresso o relatório produzido pelo governo Jair Bolsonaro sobre a atuação de 579 policiais e professores identificados como antifascistas.

No dia 7, o ministro André Mendonça admitiu a existência do documento em sessão virtual fechada da comissão comandada por Trad, ocasião em que entregou o documento ao senador. “O relatório existe. O que não existe é um dossiê”, disse aos congressistas presentes.

Na semana passada, por 9 a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o Ministério da Justiça suspenda a produção de relatórios contra integrantes do movimento antifascista ou contra qualquer outro opositor político que aja dentro da lei.

Para Trad, a comissão no Congressou conseguiu dar “holofote” à questão de monitoramento de opositores. “Pode ter certeza absoluta que depois de tudo isso vão pensar duas vezes para poder voltar a fazer o que, porventura, não deveria ter sido feito.”

Redação com Folha