JBS vai a Mourão negar ação predatória na Amazônia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

O vice-presidente Hamilton Mourão terá uma videoconferência nesta tarde com Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS. O tema será Amazônia.

No mês passado, a empresa foi acusada de ter lucrado com gado vindo de áreas desmatadas da região. A investigação foi publicada por um consórcio de imprensa formado pelo The Guardian, a ONG brasileira Repórter Brasil, o Disclose e o The Bureau of Investigative Journalism. No início de agosto, o Greenpeace criticou a JBS por não cumprir promessas de combate ao desmatamento na região.

A empresa “propôs” um diálogo com Mourão, que passou a ser responsável pelos assuntos relativos à Amazônia no governo federal. A JBS diz que precisa “esclarecer os temas” e nega as acusações.

Recentemente, a companhia voltou aos holofotes em outro assunto ligado ao governo Bolsonaro. Ela se tornou alvo de uma investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR), após a revista Crusoé revelar que o grupo pagou R$ 9 milhões a Frederick Wassef, ex-advogado de Jair e Flávio Bolsonaro. Ele deixou de atender a família após Fabrício Queiroz, alvo da investigação das “rachadinhas”, ser preso no imóvel de Wassef, em Atibaia (SP).

O Globo