Julgamento de queixa de Lula contra Deltan é remarcado

Todos os posts, Últimas notícias

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pautou para esta terça-feira (25) o julgamento do caso do power point apresentado por Deltan Dallagnol, que colocou Lula como chefe de uma organização criminosa. Essa é a 43a vez que o pedido da defesa do petista entra na pauta do órgão, em quatro anos.

Para envolvidos no caso, há três cenários em vista. O primeiro seria o CNMP analisar o caso amanhã e tornar sem objeto a ação apresentada pela defesa do Lula. Seus advogados levaram um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando que o julgamento de Deltan ocorresse antes de sua prescrição. O segundo seria o ministro Edson Fachin, relator do pedido de Lula na Corte, decidir sozinho se o processo deve ser julgado nas três sessões que restariam antes da prescrição, no dia 13. Outra possibilidade é que o ministro leve o tema para ser apreciado pela Segunda Turma do STF, na próxima quinta-feira (27).

Os advogados de Lula alegam que Deltan e outros procuradores da força-tarefa da Lava-Jato “usaram a estrutura do Ministério Público Federal para manifestar posicionamentos políticos” e pedem que sejam punidos pelo Ministério Público Federal.

O Globo