Maia apoia Bolsonaro disfarçadamente, diz revista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Matéria da revista Época diz que, apesar das críticas públicas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, apoia Bolsonaro por trás das câmeras, na surdina

***

A Câmara dos Deputados sob Rodrigo Maia foi fundamental nesses 19 meses de governo Bolsonaro, para servir de freio e contrapeso contra ameaças autoritárias do presidente e de seu governo. Especialmente nos costumes e no meio ambiente, Maia não colocou para votar ou deixou caducar propostas que atentavam contra direitos fundamentais ou radicalmente conservadoras a ponto de fazer corar até um partido historicamente de direita como o seu DEM. Mas Rodrigo Maia nunca foi oposição ao governo, o que faz com que tenha sido de certa maneira até ingênua a surpresa de muitos com a defesa que o presidente da Câmara fez de Bolsonaro na segunda-feira 3, no Roda Vida. Maia ajudou muitas teses do governo a saírem vitoriosas em plenário. Fez indicações para cargos. Admitiu de público que votou em Bolsonaro em 2018, mesmo sabendo que tipo de deputado o ex-capitão havia sido durante anos na Câmara. Nada mais natural que defenda o presidente contra um impeachment. Ou melhor: contra 49.

Os pedidos de impeachment de Bolsonaro, provavelmente escondidos num emaranhado de teias de aranha das gavetas de Maia, não são vagos. Juristas com bem mais estatura do que Janaína Paschoal assim defendem.

Época