Mais de 13 milhões de brasileiros fizeram teste de covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pixabay

Cerca de 13,3 milhões de brasileiros, o equivalente a 6,3% da população, já realizaram algum tipo de teste para diagnosticar a Covid-19 até julho. Os dados são da Pnad Covid, divulgada nesta quinta pelo IBGE.

É a primeira vez que o IBGE pergunta sobre testes para a Covid-19 dentro da pesquisa realizada para medir o impacto na pandemia na vida dos brasileiros.

Do total de brasileiros testados, 2,7 milhões – 20,4% dos total – tiveram o resultado positivo. Isso significa que de cada cinco pessoas que fizeram testes, ao menos um teve Covid-19 apontado no exame.

A pesquisa contempla o exame com material coletado na boca ou nariz com o cotonete (Swab nasal/RT-PCR), o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo, ou o exame sorológico com sangue retirado da veia do braço.

Segundo Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa do IBGE, os dados indicam que homens e mulheres fizeram o exame na mesma proporção, mas ele foi mais frequente para pessoas com idade entre 30 e 59 anos. Nessa faixa etária, 9,1% da população já foi testada.

No entanto, os dados apontam uma desigualdade no acesso aos testes. Entre os 10% mais ricos, 14,4% dos integrantes desse grupo fizeram o teste. Entre os 10% mais pobres do país, esse percentual cai para 3,5%.

— Quanto maior o nível de escolaridade e a renda, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste — ressaltou Maria Lúcia.

O Distrito Federal foi o local com o maior percentual de testes realizados desde o início da pandemia, com 16,7% da população testada. O Amapá e Piauí estão em seguida, com 11% e 10,5% dos habitantes submetidos a algum tipo de teste.

Por outro lado, Pernambuco registrou o menor percentual (4,1%) de exames realizados, assim como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, os três estados com 4,5%.

A pesquisa também constatou que 47,2 milhões de pessoas tinham alguma comorbidade que pode agravar o quadro clínico de um paciente com a Covid-19.

A doença mais frequente foi a Hipertensão, relatada por 12,8% dos brasileiros. As outras foram asma ou bronquite ou enfisema (5,7%); diabetes (5,3%); depressão (3,0%); doenças do coração (2,7%) e câncer (1,1%).

Ainda segundo o levantamento do IBGE, 49,2 milhões de pessoas, o equivalente a 23% da população, consideram que cumpriram as medidas de distanciamento social rigorosamente. No entanto 4,1 milhões de pessoas declararam que não tomaram nenhuma medida restritiva de isolamento para evitar o contágio pelo coronavírus.

Para 64,4 milhões, o contato físico com outras pessoas foi reduzido, mas mantiveram o hábito de sair de casa, enquanto 92 milhões ficaram em casa e só saíram em caso de necessidades básicas.

Apesar de não existir unidade nas medidas de isolamento, quase todos os domicílios tinham máscara e itens de higiene. Em quase todos havia sabão ou detergente (99,6%), máscara (99,3%) e água sanitária ou desinfetante (98,1%).

O “álcool 70%” estava presente em 95,8% dos domicílios, enquanto as luvas descartáveis estavam presentes em somente 43,2% das unidades domiciliares.

O Globo