Mourão defende cobrança em universidade pública

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/YouTube

O vice-presidente Hamilton Mourão defendeu nesta quarta-feira a cobrança do ensino nas universidades públicas para os alunos que têm condições de pagar os seus custos. Segundo ele, o governo federal enfrenta uma crise fiscal grave e deve “pensar seriamente” e “sem preconceitos” em cobrar dos alunos do ensino superior.

Ao dar uma aula magna on-line, promovida pelo grupo Ser Educacional, Mourão disse que a cobrança seria uma forma de permitir o ingresso de mais alunos sem condições financeiras nas universidades.

“Temos um paradoxo (…) que é termo, dentro da universidade federal, gente que poderia pagar os seus custos recebendo um ensino de graça e, posteriormente, não devolvendo nada para o país. Simplesmente é formada e passa única e exclusivamente a lidar com a sua vida privada”, disse Mourão.

O vice-presidente afirmou que seus filhos estudaram em universidade federal e que ele poderia ter pago pelo curso. Para Mourão, isso seria o “normal”.

“É algo que temos que pensar hoje seriamente, sem preconceito. Seria um recurso que poderia ser canalizado para aqueles jovens que precisam de financiamento e pagaram a universidade privada. Seria uma compensação muito justa isso aí”, afirmou Mourão.

Mourão disse que o governo deve buscar espaço fiscal e fonte de financiamento para custear o ensino superior. “E uma fonte de financiamento seria, eu não tenho assim o dado numérico, mas ouso arriscar que uns 60% dos que frequentam universidade federal têm condições de pagar”, disse.

“O pagamento que eles fizessem serviria para que mais alunos ingressassem no setor privado e, consequentemente, nós aumentássemos o nosso percentual de jovens com curso superior”, completou.

Valor Econômico